terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Tira o olho! A Amazônia é nossa...

Durante as minhas visitas a blogs aleatórios, acho muita coisa interessante...E essa noticia me chamou atenção.Pelo fato de que na maioria das vezes não ouvimos uma palavra sequer que preste saindo da boca de nossos queridos políticos.
A todo momento criticamos os mesmos pelas péssimas ideias, pelos discursos sem graça e pela falta de atitude(principalmente).
Mas ao ler essa matéria, deu até orgulho de ser brasileira...
Leiam e ajudem a divulga-la se quiserem.


SHOW DO EX-MINISTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS
Essa merece ser lida, afinal não é todo dia que um brasileiro dá um esculacho educadíssimo nos americanos! Durante debate em uma universidade, nos Estados Unidos, o ex-governador do DF, ex-ministro da educação e atual senador CRISTÓVAM BUARQUE, foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia. O jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um Humanista e não de um brasileiro.
Esta foi a resposta do Sr.Cristóvam Buarque:

"De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso. "Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade.
"Se a Amazônia, sob uma ética humanista, Deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro. O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço.
"Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.
Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural Amazônico, seja manipulado e instruído pelo gosto de um proprietário ou de um país.
Não faz muito, um milionário japonês, decidiu enterrar com ele, um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.
"Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada.
Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a Humanidade. Assim como Paris,Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua historia do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.
"Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maiores do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.
"Defendo a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro.
Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa!

DIZEM QUE ESTA MATÉRIA NÃO FOI PUBLICADA, POR RAZÕES ÓBVIAS. AJUDE A DIVULGÁ-LA.

Retirado do blog: A mania de escrever

28 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, essa foi de arrepiar. Eu já era fã do Cristóvam... imagine depois dessa.
Adoro assisti-lo nos discursos da TV senado. Mas parando com a tietagem, vamos ao que interessa...
Interessante, não?! essa materia foi pouco divulgada.
Que bom que ainda temos brasileiros pra lutar pelos nossos direitos, pra denfender nossos interesses. Já que nosso presidente que só faz nos deixar cada vez mais nas mãos desses gigantes capitalistas.
Como humanista, ele falou em internacionalizar tudo que temos de melhor no mundo, é uma pena que só interessa o que se tem valor estipulado.

Anônimo disse...

Mandy, adorei teu blog!
Passarei a te acompanhar...

Besos
e obrigada pela visita.

Anônimo disse...

Simplesmente perfeito!
Impressionante como ele pensou em cada detalhe que faz muito sentido!
Muito bom o seu blog, parabéns! E você escreve muito bem, não se preocupe :p
Beijossss

Mariflan Sala disse...

Fico feliz por essa resposta ter vindo de um brasileiro, e triste pela forma que os estrangeiros vêem a nossa opnião.

Isso é incabível, mas fazer o quê?

Beejs
;**

Anônimo disse...

wow, que isso, texto perfeito, muito bem dito,e uma belissima resposta.
divulguei.
bjo

Ana Gabi disse...

CRISTÓVAM (L)

Alguns dizem que ele é sonhador e idealista demais...
Mas é sonhando que podemos traçar planos pra realidade, né?

Anônimo disse...

Mandy, o texto é bem legal ( o Cristóvam tem um livrinho bem interessante explicando o que é "Apartação", só para citá-lo) mas tem muita gente de olho na Amazônia e, pior, já estão por lá.

Um monte de ONG picareta, por exemplo - ONG's nacionais e principalmente internacionais. Biopirataria. Grandes grupos como Monsanto e Cargill deitando e rolando na floresta ( plantando soja pra tudo quanto é lado e desmatando a floresta - e tudo sob as barbas dos governos).

Tá complicada a coisa pra Amazônia.

abs!

João Viana disse...

mandy, começeii a ler seu texto, mas consegui terminar, to com dor de cabeça! desculpa sei lah, to passando por uns problemas pessoais ;/ mas pelo titulo deve ser interessante mesmo, assim que eu melhorar eu leio, e deixo dois comentarios ainda :D
kkk
bjs

Camila disse...

bizarro como eles se acham donos de tudo...mas tb..acho com relação à Amazonia a gente deixa mt solto mesmo..

Sarinha disse...

Oiii
adoreii o texto.. pena q ja tinha publicadoo.. mas ajudo a divulgar!!
retribuindo a visita.. acho q virei mais vezes por aquii
gosteiii :)


bjks

Mariana disse...

Mandy... concordo! E eu ja tinha visto essa reportagem e tals...

Acho que temos que conscientizar o nosso povo.. e nao só levantar meia duzia de bandeiras....

beijoss

Felipe Attie disse...

É muito fácil apontar e dizer "É nosso!"
Belo Blog.

Felipe Attie disse...

Não. meu comentário acima não se refere a você. Sou irônico, mas não fui dessa vez. Obrigado pela visita. Também curti teu blog. Continue.

Kah. Milloti disse...

Realmente o texto é perfeito.. Beijos

Aline disse...

Estou retribuindo a visita. Volte sempre para ler algumas besteiras!

Esse texto é maravilhoso. Isso aconteceu há bastante tempo, mas sempre vale a pena manter essas ideias vivas. E eu ainda tive a honra de entrevistar esse homem!

Beijão

Anônimo disse...

querida, obrigado pelo que vc falou......eu e a bb estamos bem...pelo menos tamo indo....tanto que ela postou no meu blog.........vc vera ass como hello........obrigado pelo selo, como coloco ele no meu....nao tenho a menor ideia de como faz.......vi tbm que posso colocar um tal de widgets, que é pra copiar io codigo e colar ele........colar onde, como faço isso....me ajude to perdidinho

Anônimo disse...

querida amiga, li a sua materia, e estou saindo um pouco da rota de meu blog para coloca-la na integra la...copiei de vc e estou postando la

Unknown disse...

Sério, me arrepiei !!!
salvei esse texto, muito interessante (?) ;)
-
É, mais ou menos .. Sou de Mesquita, não que eu esteja mentindo ou com "vergonha", mas voce sabe que existe muitas pessoas preconceituosas e hipócritas .... Só de eu falar que mora em Nova Iguaçu, ja fizeram descaso ou falaram "Iiixi, ja ouvir falar muito mal daí" e outras coisas ...
Ééé .... é complicado ¬¬

Kelly Siqueira disse...

uaaaaaaal isso é o que eu chamo de esculacho com classe! 8)

uashaushauahsuhaushauaussauahs

tbm passando da hora de alguem falar abertamente a esses bandisafado pra tirar o olho do que é nosso!

'Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA'

vixi.. eu daria as duas pernas pra ver a cara desses malditos qando foi jogado na cara deles que que capazes de coisas tão mais absurdas que o que vem lamentavelmente acontecendo com a nossa Amazônia..

tipo.. post perfeito! parabens! *-*

brigadaum pelo elogio *-*
aqui tb é super mara! amei!! bjuuu pra ti

Jade Amorim disse...

Ah, eu simplesmente adorei a matéria! E eu vou postá-la no meu blog amanhã! Palavra de honra!
Ele realmente derrubou esses americados-de-nariz-empinado!


BeijOs!

Anônimo disse...

Eu já tinha visto essa reportagem e também achei o máximo.
Realmente, vamos pensar em internacionalizar as suas coisas para ver se você é tão favorável assim...
Bjitos!

Cadinho RoCo disse...

O Senador Cristovam Buarque tem um discurso muito interessante. Sua candidatura para presidência da república, sob a égide da educação, só não não avançou porque somos um país composto por eleitores mal educados e muito ruins de serviço.
Cadinho RoCo

Unknown disse...

Puts, te juro que me arrepiei. Cristovam tem o dom da palavra, é de se admitir. E para finalizar, não há como não concordar com ele, impossível, pelo menos para uma brasileira e principalmente para uma humanista. Palmas para Cristovam!!

E muito obrigada por publicar este texto no blog. Textos assim DEVEM ser publicados!

Um beijo!

sonhosamadores.blogspot.com

rapha allane disse...

olá, obrigada pela visita, lindo teu blog também!! :D te linkei , beijo ;*

Marcelle Lins disse...

Oii Mandy..

Nusssss..
Cristovám realmente disse tudo !!
Será que ele é candidato a eleição de 2010 ?? O nosso país precisa de politicos engajados como ele !!

Mas passei por aki pra dizer outra coisaa:
Tem selo pra ti no meu Blog !!
Passa lá para pegá-lo..

Ahh, vou divulgarr essa sua postagem !!

Beijoss

'Sucesso

Anônimo disse...

o incrível é que acham que brasileiro tem sempre que ser quem cede, ou se submete.

Recebemos bem aqueles que para cá viajam. Mas quando estamos em outros lugares nos olham torto, nos discriminam, atiram, matam, dilaceram e temos que achar isso normal.

Temos que abrir mão de algo que, milagrosamente ainda existe, , já que não cuidamos como deveriamos.

Tudo tem consequências, mas muitos parecem não acreditar nisso.

impressionante ver essa postura.
impressionante e gratificante saber que ainda existem pessoas éticas.

Talita do Vale disse...

Ei! Te premiei!

;*

Julia Wartha disse...

Gostei muuito que você divulgou! Que bom que temos com quem contar :)