segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O tal aquecimento global...

Bem manjadinho esse assunto, hein?
Mas como bem diz meu namorado, eu sou uma pessoa ecologicamente correta, e não poderia deixar de falar nesse assunto, mesmo que de uns tempos pra cá - com a posse de Obama, morte da modelo pro infecção, oba oba de Carnaval e etc - o assunto tenha sido arquivado temporariamente.

O que eu acho mais difícil quando se fala desse tipo de assunto (não só A.global, mas também desmatamento, extinção, escassez de agua e blablabla) é a hipocrisia do povo.
Tá certo que em relação à maioria das medidas que devem ser tomadas, nós, simples cidadãos não podemos fazer muita coisa, das grandes mudanças ficam encarregados os governantes e grandes empresas.
Porém, já ouviu aquele ditadinho da vovó: "De grão em grão a galinha enche o papo" ?? (Ok, foi péssima a escolha do ditado, mas não lembrei de nenhum melhor agora)
Pois então...Acho que com pequenos gestos e mudando alguns habitos podemos sim, contribuir de forma grandiosa pro problema do nosso planeta...ELE É NOSSO, e não apenas dos governantes.

Apesar do meu namorado dizer que sou ecologicamente correta, também me incluo no perfil dos humanos hipócritas...Sei que me preocupo demais e faço de menos.
Não jogo papel na rua, evitando que mais sujeira se acumule nas ruas e nos rios...Mas não fecho a torneira todas as vezes que não estou usando-a de fato.
Já plantei uma árvore (na verdade, um arbusto), mas foi mais pelo fato de que me renderam 3 pontos em Vegetais Superiores.
Tá, essas coisas não são tão alarmantes para o Aquecimento global...Mas oq quero dizer, é que se é dificil mudar habitos tão banais, imagine só algo como..."Andar mais de bicicleta ou a pé e deixar o carro na garagem"...Quem, atrasado pro trabalho ou escola, com aquela famosa preguiça da manhã, vai lembrar de aquecimento global?
É muito fácil criticarmos os EUA ou a China ou a India, ou qualquer outro país pelos gases poluentes que produzem sem nadar fazer para ameniza-los.Mas e nós?Fazemos oq nos cabe?

Sabe porque cheguei à conclusão de escrever sobre isso?
Por causa dessa matéria que meu namorado me mostrou sábado:

"Site ecológico ensina mulheres a fazer absorventes laváveis e reutilizáveis"




"Eca"...Foi o que eu pensei.
Pode até ser que seja uma boa idéia, mas eu, sinceramente, não sei se me adaptaria...
Parece muito pouco higienico, até porque, tem ser muiiito bem lavado, né?
E foi então que eu parei pra pensar...Não é tão fácil assim abrir mão dos nossos hábitos, mesmo que a causa seja nobre e grandiosa.
Menos lixo no planeta, e mais trabalho pra gente...Além de ser um saco ficar menstruada todo santo mês, sem poder aproveitar piscina e praia(que sempre somos convidadas justamente NESSES dias), ter que aguentar TPM e os possiveis vazamentos que sujam nossas roupas...Ainda teriamos que lavar nossos absorventes?
Me sinto voltando ao tempo de "1900 e antigamente", em que as mulheres usavam um "paninho"...

Eu sinto vergonha até em adimitir que foram esses os meus pensamentos.Quero muito ajudar a salvar o mundo, mas gosto dos absorventes descartáveis...
Também sou hipocrita, então.Hipocrita e egoista...Não vou mais deixar meu namorado dizer que sou ecologicamente correta.

Pra quem quiser ler a notícia toda sobre os absorventes, aqui!
E pra quem gostou da novidade, a frase que encerra a matéria:

"O site aconselha: depois de deixá-los de molho para facilitar a lavagem, jogue a água no jardim. É bom para as plantas."

23 comentários:

Anônimo disse...

Absorventes lavavéis e reutilizáveis...minha nossa!

Claro que temos que fazer nossa parte, mas tem uma "eco-indústria" lucrando ou querendo lucrar com isso. Outro dia vi uma perua ( uma grã-fina metida a besta)com uma bolsinha em que se lia: "Eu faço minha parte - consciência ecológica".

Depois soube que essa bolsinha é de uma lojinha metida a rica aqui em Salvador e que custa 60 reais!

Lembrei do jeitão da perua e não acreditei que aquela mulher economiza no banho, separa lixo, deixa o carro na garagem, consome pouco...

Sim, consumir menos é uma forma de se ajudar o meio ambiente. E utilizar uma sacolinha dos tempos de nossas avós para trazer as compras, também ( é muito plástico no meio ambiente e essas sacolinhas levam uns 300 anos para decompor-se totalmente) Tem como fazermos nossa parte mesmo, sem "causar tipo" e se boa parte da população seguisse os exemplos...

abs, Mandy!

João Viana disse...

eu vi o caso da modelo, deve ser horrivel ficar sem as mãos e os pés ;s mas indo para o assunto central do seu blog, tipo como eu tinha falado em um post anterior, tipo o que estamos fazendo nessas ferias? eu mesmo não plantei nenhuma arvore, não fiz absolutamente nada, para ajudar! e acabamos como você disse culpando os governantes, se como antes fizemos manifestações, quem sabe! a verdade está no seu post, mas particularmente acho que vai demorar, só quando os estragos foram grandes mesmo, que a "população" vai acordar!

http://joaovitors.blogspot.com/

Anônimo disse...

Esse é um dos assuntos mais polêmicoss...todo mundo quer ajudar, mas como vc mesmo disse...ninguém ta a fim de mudar certos hábitos.

Esses absorventes podem até contribuir pro meio ambiente...mas ñ gostaria nem um pouco de usa-los!..e depois ainda ter q jogar a água usada nas plantas...

mas enfiim...MUDAR É NECESSÁRIO..contanto q eu ñ tenha q usar essa nova invenção aii.!^^

Adorei seu blogg!!!

bjãão

[sou seguidooraa]]]]

Vinicius disse...

Interessante a matéria sobre o absorvente; não havia visto e não sabia nada a respeito. Tua voz pode soar como única neste imenso mundo, mas desta voz pode soar o começo para uma multidão de vozes .. por isso é louvável a sua atitude, seu post, sua voz. Gostei muito! Parabéns!

Abraço,

R.Vinicius

Karine Benatto disse...

Nossa, esto rindo aqui do poste, por mais sério que seja o assunto, ABSORVETE LAVÁVEL?! Acho que também não me adaptaria ^^'
E tadinha das plantas!

Infelizmente por mais que eu faça algumas coisas também admito que poderia fazer muito mais... Nada que dependa de boa vontade é impossivel, por mais dificil que seja o processo... xD
Podemos não mudar o mundo, mas quem sabe um dia chegar a dar uma amassadinha nele, né? hehehe ^^

Vamos torcer!
Valeu por me linkar ;*

Anônimo disse...

Uau!
essa do absorvente foi demais! hauhau.. parece aquelas fraldas não-descartaveis q as mae usavam antigamente qnd não era comum usar a descartavel.. ai tinha q viver lavando milhoes delas..
Acho q a unica coisa q eu faço é não jogar lixo na rua, e fico posessa qnd alguem que esta comigo e eu pensao ser educado faz isso! da vontade de bater, mas em relação a agua eu realmente desperdiço e energia tb.. ficando com pc ligado o dia todo!
brigadah pela visita! bjs

Daiane Thomé disse...

meu deus!!!
nao vou dizer que essa é uma ideia inutil porque nenhuma é.;
mas com tanta coisa pior que deveria ser idealizada, reciclada mudada...
foram mexer logo com os nossos absorventes???
que usamos 4 dias/por mes..

ja é uma nojeira com toda aquela modernidade de sugar o fluxo, não vasar, deixar seco em cima. o0
imagina tipo frauda de pano?

eu eihn, cruzes!

bejocas!

Biiia♥ disse...

muito legal aqui!! amei msm *___*
abraço !!!
to te acompanhando!

Anônimo disse...

Todo mundo quer ajudar, mas só fica na teoria, porque na prática o negócio troca de figurinho, né? Sei lá, vivemos num mundo de egocentricos, acho que as pessoas [e eu também me incluo] só vamos tomar uma atitude quando não der mais tempo. O ser humano é rei na arte de procrastinar.
Achei muito bacana você se preocupar com esse assunto. :) Mas como diz o próprio Al Gore, a atitude tem que ser Global! :) Quem dera se todos pensassem mais na natureza! ;)
Beijocas querida :*

Patricia Pirota disse...

Adorei o post!
É mesmo difícil mudar hábitos tão arraigados em nós, mesmo que a gente queira muito ajudar o planeta.
O jeito é mudar o que dá, e ir tentando se adaptar.
Mas absorvente da época das nossas avós, nem pensar! =)

De nada. Os selinhos foram merecidos.
Pode deixar que apareço.
E vc também, apareça!

Bjo procê.

Priscila disse...

Aah obrigada! ^^
Parabéns pelos selos e pelo post famoso tb.. hehe

Sobre o aquecimento global.. hum.. não faço muita coisa para ajudar o planeta não.. na verdade nunca fui ecologicamente correta! Lembro do período passado na facul que tive que cursar ciências ambientais (disciplina obrigatória para todos os cursos da universidade) Deeeus como achava a aula chata! Falamos muito, agimos pouco. Só era divertido pela cara de pau de alguns alunos (era tudo misturado, glr de exatas com humanas..) na hora dos seminários e palestras.. todo mundo muito certinho, muito preocupado com o meio ambiente... e ao mesmo tempo cometendo erros primários como jogar papel no chão (acredite! isso acontecia da sala de aula!), deixar a bendita torneira aberta (as mesmas menininhas que faziam a alegria da professora com seus discursos em prol do planeta deixavam a torneira aberta).. jogar pilhas e baterias no lixo comum.. enfim.. como vc disse.. humanos hipócitas.
Não apresentei nenhum trabalho, optei pela prova no fim do período.. se é para mentir e dizer que estou super preocupada em fazer a minha parte que seja no papel..


E eu não gostei nem um pouco dessa idéia de usar absorventes laváveis..

Até!
=]

Camila disse...

caracas esse assunto foi tema de varios vestibas ano passado :)
muito bom ler de novo

bejoos

Jhenifer Pollet ♥ disse...

ja li muitas matérias sobre esse absorvente. Mas não sei se usaria... Quem sabe né?
bem, quanto a fazer nossa parte... isso é o correto! mesmo sendo poucos, já vai ajudando... amei seu post!!! beijos

Jade Amorim disse...

Absorvente reutilizável e lavável? Ecáaah!
Porque eles não se preocupam em acabar com o desmatamento e a poluição atravez das fábricas? Heeeein? faria um resultado bem melhor do que esse! ¬¬


ps: qual o nome dessa musica que toca no blog e o cantor? Voce tem noçãao que eu to a tarde inteira com o seu blog aberto só para escutar ela? *o*


BeijOs!

Jade Amorim disse...

Ei, esqueci de dizer..

Eu acompanho a capricho a anooos, o meu sonho é entrar lá! Estou esperando a meses o dia das inscrições!

Espero que ambas consigamos! o/


BeijOs!

disse...

Muiito obrigada por me indicar *-*

E quanto ao seu post, com certeza que nós temos nossa parte para evitar o aquecimento global, mas esse lance de absorvente lavável, que nojo ein ! hahahah ! beijos :*

disse...

ah, eu amo essa musica que ta tocando no seu blog *-*

A. disse...

oi, brigadinha pelo visita no meu blog =) vc mora em JPA? q legal, minha tia mora por aí.. na Freguesia, eu acho. Anywhere.. eu tento ser ecologicamente correta, mas o máximo q eu faço é não jogar lixo na rua.. já é um bom começo, não? xD mas essa do absorvente.. ui, no way, não rola! huhuhu
volte sempre, viu? se quiser, a gnte pode trocar link, q tal?

bjos

Silvana Persan disse...

sei que citar a MTV, principalmente a atual MTV, pode parecer coisa de alienada, mas no fim do ano passado eles veicularam uma vinheta que dizia algo parecido com "sustentabilidade é uma palavra que não se sustenta sozinha". concordo com isso. acho que a gente espera sempre que o primeiro passo seja dos outros e por isso não fazemos a nossa parte. qual a nossa parte? no mínimo se informar! tem coisas que não dá pra fazer sozinho mesmo. separar o lixo, por exemplo. se não houver a coleta seletiva na cidade (na minha por exemplo não tem), não adianta muito (exceto separar o que é orgânico para virar adubo. mas aviso logo: fica um cheiro medonho num raio de uns 3m de distância!) ou uma ONG que trabalhe com reciclagem. mas outras coisas pequenas todo mundo pode fazer: reutilizar embalagens, ir de ônibus, de carona, a pé ou de bicicleta invés de usar o carro, economizar água (isso inclui economizar energia elétrica tbm), plantar uma árvore no quintal, na calçada, etc.
agora, o absorvente vegano é o fim da picada! já tinha visto falar sobre ele (as moças veganas falam dele como se fosse a oitava maravilha do mundo), mas não abro mão do meu ob de jeito nenhum! imagina só ter que trocar esse absorvente no trabalho... só troco meu absorvente por um implante de progesterona (se bem que aí a libido pode ir pras cucuias... é melhor eu repensar isso).

bjs

Mustafa Şenalp disse...

Çok güzel site.:)

Talita do Vale disse...

Credo!!!
Eu num gosto de usar a calcinha de novo. Imagina o absorvente!
HAHA!!

Mas sim... Esse assunto é cruel.
Tdo mundo quer evitar, quer ajudar. Mas é difícil.
Mudanças são difíceis.
Mas... necessárias!

;**

Gabriela Coutinho disse...

Pô, todo mundo é hipócrita isso é normal sabe aquele outro ditado da vovó:" Puxa de um lado, descobre de outro", é isso, tu pode não jogar lixo no chão mas perfeitamente deixar a torneira aberta, bom, eu reciclo lixo e tipo, no começo as vezes é dificil, minha mãe, um ser adorador de BBB e sem consciência social, as vezes não colabora, mas mesmo assim eu ainda estou fazendo e em breve pretendo fazer algo mais pelo meio ambiente, e de grão em grão a galinha enche o papo =D

Jana disse...

Eu plantei feijão no algodão, sera que ajuda?? kkkk

beijos