terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Sonho X Realidade

Antes de mais nada, explicando minha ausência...Estava viajando, e foi durante essa viagem, que tive a idéia para o novo post, durante uma conversa com as minhas primas.

Como alguns que gentilmente dedicam parte do seu precioso tempo lendo esse blog sabem, eu alimento o sonho de ser Médica.
Como mais da metade dos brasileiros, meus pais não tem condições financeiras de pagar uma faculdade particular (que em algumas instituições, chega a custa 3000 reais).
Em 2007, concluí meu Ensino Médio e fui aprovada em duas faculdades Federais do Rio de Janeiro, para o curso de Ciencias Biológicas...Nas instituições que me inscrevi no curso de Medicina, infelismente faltou muito para que eu fosse aprovada.
Resolvi não jogar fora uma vaga tão disputada, em uma Faculdade Federal, e me matriculei no curso de C. Biológicas da Federal Fluminense.
Fiz os dois primeiros periodos do curso ao longo do ano de 2008, e apesar de ter me mostrado como uma das melhores alunas, estudava mais por obrigação (não sou de fazer as coisas de qualquer jeito), e não por gosto.
Sendo sincera...Achava um saco estudar plantas, insetos e afins...As unicas aulas que realmente me chamavam atenção eram as relacionadas a parte Médica, e fpoi então que eu tive certeza que meu futuro não era ali...Que eu tinha que lutar pelo meu sonho.
Nunca tinha feito um cursinho pré-vestibular, e pensei...Será que não me devo uma chance?

Esse ano, me matriculei no melhor cursinho do Rio de Janeiro, que tem os maiores indices de aprovação no vestibular, inclusive no curso de Medicina.
O curso era escabrosamente caro, e nem com o salario inteiro da minha mãe daria pra pagar...
"Choramos" muiiiito por um desconto, contamos nossa situação(que não é de dificuldade, graças a Deus, mas não é tão fácil, quanto para poucos privilegiados), contamos minhas conquistas de 2007...E no fim, conseguimos baixar bastante o valor do cursinho, e apesar de ainda ser um valor pesado, com algum esforço e uma certa dificuldade dos meus pais, vai dar pra pagar.

Mas aí, de vez em quando eu paro pra pensar...
Eu tenho 18 anos, e me acho na obrigação de ajudar meus pais, que sempre fizeram todo o esforço pra me dar uma vida de conforto e educação de qualidade.
Acho que deveria trabalhar, colocar dinheiro dentro de casa, ajudar nas dispesas...
Porém...Infelismente, para me dedicar ao vestibular de modo a ficar à altura das pessoas que são aprovadas pra Medicina, eu vou ter que dedicar totalmente meu tempo ao estudo, até sábado eu vou ter aula.
Mas é inevitavel ficar com essas questões na cabeça, desistir do meu sonho e começar a ajudar financeiramente....ou batalahar pelo meu sonho, para que no futuro eu possa recompensar meus pais de forma ainda mais satisfatória??

Sonhar é preciso, mas com os pés no chão.
E eu espero que eu consiga retribuir todo o esforço que meus pais vão fazer esse ano, além de todo o esforço que fizeram ao longo da minha vida.

19 comentários:

Anônimo disse...

Mandy, os pais sempre querem o melhor para os filhos. Assim que você passar em medicina, todo esse esforço que eles fizeram terá valido a pena; e se você não passar? Também valeu a pena, afinal você demonstrou querer, demonstrou interesse e o quão é grata por ter essa oportunidade de estudar.

O maior desgosto para um pai e uma mãe é fazer de tudo para criar condições e oportunidades para os filhos e estes não se mostrarem interessados, sequer agradecidos. É nessa categoria que entram muitos "filhinhos de papai"...rsss

Seus esforços ( seu e de seus pais) serão recompensados, certamente!

abs!

Marcus Alencar disse...

Oi. Lendo você eu até me identifico em alguns pontos. Foi dificil bater o pé e dizer que queria fazer jornalismo quando na verdade deveria ter feito adm e ser mais útil financeiramente para minha familia, mas as coisas até que foram dando certo e, de certo modo, encontrei uma vocação. A vida é assim, cheia de caminhos e descaminhos, precisamos aprender com nossas escolhas e suas consequências.

Boa sorte e tudo de bom no seu futuro, beijos.

Melina F. disse...

Olhe moça, não fique muito preocupada não!
Porque seus pais estão pagando, mas, acredite que eles não pensam que é dinheiro jogado fora porque eles sabem de todo o seu esforço e das suas conquistas :D

E acho que agora você aproveita! Comece o cursinho de cara, estude, busque e não fique cansada de ter mais e mais conhecimento :)
Espero que ocorra tudo bem nesse ano e que no início do próximo, você veja seu nome na lista dos aprovados!

Beijo :*

Anônimo disse...

Eua fiz 3 meses dee faculdade e não gostei /o\ fiquei uns 7 meses parado, e no final de 2007 prestei um tecnico, foi a melhor coisa q fiz ;D o tecnico era tudo q eu queria e o melhor é que é de graça UHAUAUHAH. Anyway, boa sorte com o cursinho, espero que de tudo certo e logo logo vc esteja entrando em medicina (yn)

;*

Anônimo disse...

Concordo plenamente com Groo... com certeza vai valer a pena, vc passando ou não!

=*

disse...

Olaá ! Boa sorte com os estudos, meu sonho também é cursar medicina! e sei que tenho q me esforçar MUITO por isso! mas não desista não! É dificil, mas tenho certeza que vale a pena !

Ah, te indiquei pra um premio, passa lá dps pra dar uma conferida ! :]

beeijos ! :*

Ana Gabi disse...

Não fica assim, não!
Você é muito nova, está na idade de lutar por aquilo que acredita que irá te fazer feliz! Por mais difícil que seja a sitauação financeira, relaxe por este ano e se de essa chance! Seus pais certamente confiam na sua capacidade, por isso mesmo apostam em você!
Eu sou professora, tá?! Se precisar de algo sobre redação, literatura e português, pode contar comigo!

Depois leia esse texto que eu postei faz um tempinho no meu blog, acho que será útil para você! É sobre dedicação!

http://anagabigabriela.blogspot.com/2009/01/dedicao-capacidade-de-se-entregar.html


beijocas e sucesso!

Unknown disse...

Vou te contar uma historinha. Vai ficar um pouco longa, mas acho que vai fazer bem.


Você não sabe o quanto te entendo. Terminei em 2006, no mesmo ano, meus pais me matricularam no cursinho. O mais caro de minha cidade, a custo de um bom "choro" por desconto. No mesmo ano, consegui uma bolsa numa faculdade particular pelo pro-uni. Pra fisioterapia. Não era meu sonho... Não era o que eu queria. O que eu queria era ser médica. E só isso me faria feliz. Fiz o primeiro vestibular; perdi. Meus pais me levantaram da primeira queda, me mostraram que é um curso concorrido, difícil e que estariam lá por mim. No ano seguinte, pagaram o mesmo cursinho pra mim. Eu tinha esperança... E como tinha de chegar lá! Estava certa que, naquele ano, eu conseguiria realizar MEU SONHO. Chega a hora do resultado, eu vejo o nome de amigos na chamada e nada do meu. Só tive forças pra chorar. Chega 2008. Esse ano, me encontrava completamente desesperançosa, as dívidas altas em casa, eu me vendo completamente sem saída, querendo ir trabalhar pra ajudar , achando que meu esforço não valeria a pena. Pensei em colocar qualquer coisa na hora da inscrição. Mais uma vez, meus pais estavam lá. Me deram uma bronca e me disseram que eu não me preocupasse. Que corresse atrás do que eu queria. O resto, eles dariam um jeito, pois sabiam que eu não estava desperdiçando essas chances. Chegou o bendito vestibular. Estava com o peso da muralha da china nas costas. Meu sonho, as dívidas da casa, minha própria cobrança e a lembrança das terríveis frases: "vestibular é que nem carnaval, ano que vem tem mais" ou "vc é muito nova, tem tempo ainda"... Foram quatro dias de provas. Achei que não ia conseguir. Ainda tinha o vestibular da estadual daqui. Mais uma vez, meu "super-pais" atacaram novamente. Pagaram um mês de revisão. Fizeram das tripas coração, como dizem. O resultado da federal sairia dois dias antes do vestibular da estadual. Muita coisa se passava pela minha cabeça. Na semana anterior ao resultado, eu só chorava. Chorava, chorava e chorava. Tinha plena certeza que não ia conseguir. Minha mãe, coitada, por me ver daquele jeito, tbm já estava sem esperanças. Mas, mesmo assim, tentava me animar. Na sexta-feira, dia do resultado, me tiraram de casa. Fomos a praia, comemos, bebemos. Toda a minha família, que é imensa, estava lá. Mas eu não. Só meu corpo. Eu estava com a cabeça no bendito resultado. 17h: Hora oficial do resultado. Ponho os fones de ouvido e sintonizo na rádio que divulgaria os nomes. Nada. Houve um atraso e corria à "boca miúda" que, não sei pq, um inédito horário em toda a história do vest. daqui, que o resultado só sairia as 19h. Recebo a ligação de uma amiga - havia chegado em casa às 17:10h. Já aos prantos - ela me manda entrar no msn pra conversarmos. Estava do mesmo jeito que eu. Faríamos o mesmo curso. Quando entrei, ela me mandou olhar no site da instituição, pois ela não havia conseguido abrir. Acessei o site. Os nomes estava lá. Ninguém aqui em casa sabia. Depois de respirar fundo, fui procurar meu nome. Tinha um lá igualzinho ao meu. Mas eu não conseguia acreditar. Eu tinha certeza que não tinha passado. Hora de conferir o RG. Era igual ao meu tbm. Aí não dava mais pra ficar calada. Só no quarto, dei meu grito histérico: PASSEI!! Todo mundo achou que eu tivesse tendo um "treco". Foi um chororô só em casa. Amigos apareceram, família, o telefone não parava de tocar. E eu via o início do meu sonho começar a se realizar. Passado a histeria, três dias depois - huahuahua - conversei com meus pais. E, finalmente, consegui entender que o que eles fizeram por mim foi em busca de me ver daquele jeito. Feliz. E os deixando felizes também. Nada mais importava. As dívidas que tanto me apavoravam, ficaram pequenas. Eles não se importavam com elas. Só com o meu sorriso paralisante no rosto. Essa semana, fiz minha matrícula na universidade. Meu pai mal conseguia conter as lágrimas quando me viu subir no palco do auditório do Hospital Universitário para assinar os documentos. Eu estava lá. Eu consegui. Cheguei. E posso te dizer que é a melhor sensação do mundo! Não vale a pena se preocupar desse jeito. Foque em seu sonho. Corra atrás. Do mesmo jeito que eu cheguei, vc chega também. É só ter determinação. E se dedicar.

Beijão. E muito boa sorte e cabeça fria esse ano.

P.S.: se precisar, pode me procurar.

Ed Anjos disse...

NOOSSA, vc é novinha e já tem uma estrada linda.
Estude, e vc vai conseguir.
Desejo toda sorte de DEUS pra vc ;*

Ana Gabi disse...

Oie!

Passa lá no meu blog que te premiei com um selo!

;)

O layout novo ta lindo!

Inga disse...

Olá moça !
Que bom receber seu alô no meu cantinho virtual ! 'Brigada pelos elogios...gostei de conhecer seus escritos aqui :-)
Olha, aquele móbile está R$ 50,00 (para 2 fotos)... as agendas, R$ 40,00 - podem ser decorados com papéis ou tecido.
Qq coisa, é só "gritar".
beijão e tudo de bom p'ti.

P. disse...

Olá
Eu, assim como você tenho um grande sonho de fazer uma faculdade.
Eu quero ser estilista,mas infelizmente não existem faculdades públicas de designers no RJ. As privadas são muito caras e terei que estudar muito esse ano para conseguir uma vaga pelo Prouni, Você já pensou nisso?
Eu vou seguir o seu caminho: "Seguir os meus sonhos."
Beijos

Nah disse...

Com certeza seus pais se esfprçam porque sabem da sua capacidade. Nossas histórias são parecidas. Eu não consegui passar no vestibular e entrar em uma faculdade federal, pois vc sabe como é o ensino na rede publica né? Infelismente, somos declaradamente semi analfabetos em quimica, fisica, matemática, biologia e inglês. Porém eu estudei muito desde do 2º ano do E.M, fiz um cursinho pré vestibular na rede municipal, mas não passei em letras , nem em psicologia. Porém consegui pelo PROUNI entrar em Administração na UNISAL em Piracicaba, que foi a última opção que coloquei no cadrasto do programa. Depois de um ano e tantos cálculos, tanta aula de gente retardada, vi que eu odiava tudo aquilo. Abri mão da bolsa e fui trabalhar pra pagar o curso de Pedagogia, o qual estou cursando no momento e quaaase terminando. Passo muitas dificuldades pq não é barato, ainda mais agora que estou sem emprego, mas conto com o apoio dos meus pais, pois já recebi vários prêmios na faculdade e destaque em muitos trabalhos.
Enfim, vc terá esse apoio porque já se mostrou interessada!
Desejo que tudo que há de bom te acompanhe nessa jornada.
Estarei na torcida!
Beijos

Gabriela Coutinho disse...

Vai em frente, eu tenho certeza que você vai passar e está no caminho certo.
=)

Sofia N. disse...

A única coisa que não pode ser feita é desistir. Tem que tentar de tudo sempre, pra conseguiur as coisas que [quase]nunca vem de mão beijada! Mas assim, esforça, que depois com o resultado, vale a pena!
E essa vida de faculdade e tal não é mole e nem sobra muito tempo pra trabalhar... Tem que ir pro curso, ir pra faculdade e ainda ter que fazer as lições e estudar! Dureza, mas não é impossível!
Beijos

Luísa disse...

Bom, primeiramente MUUUITO obrigada pelo apoio. Acho que todo apoio agora é pouco. Ando carente e precisando de atençao. aheiuahieua

Mais é que juntou tudo sabe ?
Terceirão, morar sozinha, vestibular ! E isso sem esquecer a academia ! aheuiheia
Meu medo é de não aguentar issa pressão toda. Mas eu já estou me acalmando.. :)


E quanto a seu post, eu sei o quanto é complicado essa coisa de profissão, faculdade e pais.
Estou vivendo alguns dos meusmos dramas que você.
Adorei o blog.

Beijão.

Anônimo disse...

Primeiro queria te agradecer a visita, depois dizer que por ter comentado sobre a força que te deram, resolvi ler seu post anterior.

Vi que sou 5 anos mais velha que você e que de repente minha visão possa te ajudar.

Aos 18 queria arranjar algo para me sustentar e sair de casa, terminei o segundo grau com 18 e tentei meu primeiro vestibular, mas diferente de vc eu não aguentava mais estudar e não me esforcei muito pra isso, logo, não passei. Tentei para biologia (há! ironia…) e para veterinária, minhas paixões até então. Além de artes.

No ano seguinte decidi que tentaria outra coisa, algo que embora não me encantasse tanto, poderia ser apaixonante e foi.

Esse ano termino a facul de desenho industrial e posso te dizer que muitas vezes me pego pensando em por que eu fui largar biologia. Por mais que eu adore o que faço, quando você se interessa, de verdade por algo, não vai se sentir completo sem ele.

18 anos… aproveita que seus pais te apoiam e manda ver no cursinho e no vestibular!

Sem dúvida se vc largar seu sonho, em algum momento vai se arrepender.

beijinhos!

Samantha Weege disse...

Layout liiindo ! :D Seus pais fizeram isso porque te amam e desejam teu bem,não se preocupe em retríbuí-los agora,concerteza eles acreditam na sua capacidade e querem que no futuro você se torne uma grande médica,e aí sim você vai poder retribuir! (: Se puder passa lá meu blog e comenta ! ;@

Bernardo disse...

e qual é o melhor cursinho do Rio de Janeiro? O PH?