quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

"Hope of the world"



Desculpem se meu inglês (do título) foi falho, mas a tempos eu saí do curso de inglês, sem completa-lo.

Li tantos posts hoje sobre esse assunto, que fiquei intrigada com a repercussão que isso tomou.
E a maioria fala como se a partir de hoje o mundo fosse mudar da agua para o vinho por ter chegado o fim da era Bush.
E será mesmo que podemos esperar tanto do querido Obama?
Também torci muito por ele durante as eleições, até porque, mesmo que o mundo não veja grandes mudanças com esse novo homem, ao menos é uma mudança grande para a grande nação racista que são os EUA ter o seu primeiro presidente negro.

Ele é evangélico, negro, descendente de mulçumanos...Muitas caracteristicas inovadoras para um presidente de um país que se acha tão superior e inabalável.
Que acostumou o mundo a esperar decisões de sua parte do tipo "Só me importo com meu bolso cheio de dinheiro e que morram todas as malditas árvores".
Que encheu as páginas dos jornais com ataques intermináveis ao Iraque e nos ultimos dias, com uma grande crise mundial.

Fica a pergunta?
Qual serão as posições tomadas pelo "novo dono do mundo" em relação aos fatos existentes?Protocolo de Kyoto, Iraque, Cuba, Crise Mundial...e blablabla.
Será mesmo que podemos esperar mudanças tão extremas ao que se via quando Bush estava no governo?
Espero apenas, que Obama tenha consiencia do tamanho do peso que carrega nas costas...Não há duvidas que hoje, o mundo(ou 99,9% dele) gira em torno dos EUA, portanto, Obama não só carrega o dever de "comandar" o mundo nos proximos 4 anos, como de superar as expectativas de tantas pessoas (principalmente americanos), que vêem nele a nova esperança para o mundo...O fim das guerras, o fim da crise, o fim do aquecimento global...
Quer saber? Acho que estão esperando muito de um simples mortal...Ele não é Deus.!

- Li, o discurso de posse e copiei alguns trechos que achei interessante:

"Hoje eu digo a vocês que os desafios que nós enfrentamos são reais. Eles são sérios e são muitos. Eles não serão vencidos facilmente ou em um período curto de tempo. Mas saiba disso,
América: eles serão vencidos."

"Mas nossa hora de proteger interesses estreitos e adiar decisões desagradáveis - esse tempo certamente passou. Começando hoje, nós precisamos nos levantar e começar de novo o trabalho de reconstruir a América."

"Começaremos por sair do Iraque com responsabilidade e por criar um esforço de paz no Afeganistão. Com velhos amigos e antigos adversários vamos trabalhar incansavelmente para diminuir a ameaça nuclear, e reduzir o espectro do aquecimento global."

"Para aqueles líderes pelo mundo que buscam semear o conflito, ou culpam o Ocidente pelos
males de suas sociedades: Saibam que seus povos irão julgá-los a partir do que vocês podem construir, e não destruir. Para aqueles que se agarram ao poder por meio da fraude e da corrupção, saibam que estão no lado errado da História; mas nós estenderemos a mão se vocês estiverem dispostos a cooperar."

"Às pessoas das nações pobres, nós queremos trabalhar a seu lado para fazer suas fazendas florescerem e deixar os cursos de água limpa fluírem; para nutrir corpos famintos e alimentar mentes ávidas. E para aquelas nações como a nossa, que vivem em relativa riqueza, queremos dizer que não podemos mais suportar a indiferença quanto ao sofrimento daqueles que sofrem fora de nossas fronteiras; nem podemos consumir os recursos do mundo sem nos importar com as consequências. Nós devemos acompanhar as mudanças do mundo."

"Nossos desafios podem ser novos. Os instrumentos com os quais nós os enfrentamos podem ser novos. Mas aqueles valores dos quais nosso sucesso depende - trabalho duro e honestidade, coragem e justiça, tolerância e curiosidade, lealdade e patriotismo - essas coisas são antigas. Essas coisas são verdadeiras. Elas têm sido a força quieta do progresso ao longo de nossa história. O que se exige, então, é uma volta a essas verdades. O que se exige de nós agora é uma nova era de responsabilidade - um reconhecimento, por parte de todo americano, de que nós temos deveres para conosco, nossa nação e o mundo; deveres que nós não aceitamos a contragosto, mas com alegria, firmes no conhecimento de que não há nada tão satisfatório para o espírito, tão definidor de nosso caráter, do que dar tudo o que podemos numa tarefa difícil."

"Com esperança e virtude, vamos enfrentar uma vez mais as correntes geladas e resistir quaisquer tempestades que possam vir. Que seja dito pelos filhos de nossos filhos que, quando fomos testados, nós nos recusamos a deixar esta jornada terminar, que nós não viramos as costas, que nós não vacilamos; e, com os olhos fixos no horizonte e a graça de Deus sobre nós, levamos adiante o grande dom da liberdade e o entregamos com segurança paras as gerações futuras."



Sem dúvida, é um discurso que nos enche de esperança (leia na integra, clicando aqui).
E eu acredito no Obama, acredito que ele será melhor que o Bush(apesar de não ser muito dificil), acredito que ele vai fazer história e acredito que será inteligente.
Porém, antes de sermos muito otimistas, sejamos também realistas...Os EUA serão sempre os EUA, e alguns interesses sempre prevalecerão.
Que venham as mudanças no mundo!Mas não esperem pelo Paraíso...

20 comentários:

Karine Benatto disse...

Bem, eu também concordo com você, ele pode ser um caso inedito, mais ainda continua sendo um ser humano...
Espero que toda essa esperança que o mundo está depositando nele sirva de algo...
E que ele não decepcione no que lhe cabe...

Beijo ;*

Melina F. disse...

Eu espero que não ocorra com o Obama o que aconteceu com Lula.
Um povo que achava que Lula poderia resolver todos os problemas do Brasil em 4 ou em 8 anos, mas, sabemos que isso não é suficiente. Mas, ao mesmo tempo, quero que se puder, ele tenha algumas características do nosso presidente, que apesar de todas reclamações e problemas, é o melhor que eu pude vivenciar.

E outra coisa: seria bom se todos tivessem entusiamados do mesmo jeito para o futuro do seu próprio país, não é? Mas, mas, mas....cadê mesmo?

De qualquer forma, fico feliz que gostou do meu blog! HAAHA, tem uns posts mais antigos beeeem chatos e eu me revelando como uma idiotinha, quando lê-los vai ver :P
Obrigada pelo meme e selo :D

=***

João Viana disse...

Obrigado pelo selo! gosteii do seu blog de primeira "lida" hsauhsauhsuahas!
agora falando do seu post!
Eu concordo com vc que OBAMA vai ser melhor que Bush, eu acho que ele vai melhorar muita coisa, mas outra coisa que eu acho é que tem alguem por trás, uma organização, sei lah [posso estar viajando legal] é um risco que temos que correr, não assisto mais jornal como antes, deixei em algumas "verdades", é como você falou as mudanças viram, mas não será um paraiso!

;]

Anônimo disse...

Nossa minha querida, vc estava totalmente inspirada....concordo plenamente com tudo que vc falou...este homem (Obama), tem um baita poder nas maos.....mas tambem tem a moior responsabilidade nas costas......justamnete por que ele "manda" no mundo........abraço te dou o maior apoio sempre

Kuriozza disse...

Concordo com você e, com certeza, estaremos na torcida para que dê tudo certo para eles e para nós..

=*

Gabriela Coutinho disse...

Sinceramente, o que eu acho é que realmente o EUA sempre vai ser o EUA, lógico que com o Obama na presidência muitos tabus foram quebrados, como por exemplo ele ser negro, mas eu na verdade, não acompanhei nada sobre ele, mas o que eu realmente acho que a única coisa que o fez parecer o salvador do mundo foi uma boa propaganda em cima dele, apenas isso.

Ah sim eu eu falo com certeza no meu blog, minhas idéias são difíceis de mudar =)
Passa no meu blog de novo.

Valeu beijos =)

Anônimo disse...

Boa tarde!

Primeiro, parabéns pela excelente abordagem que fizeste do assunto. É tão bom perceber que nem tudo mundo está achando que Obama seja a Fada do dente!!!

rs...

Seu blog está super bonito: simples discreto e o melhor e mais importante de tudo:

Tem conteúdo!

Agradeço a sua presença no Garota Pendurada, espero manter sempre o padrão de qualidade para atender a expectativa de bons leitores / comentaristas como vc.

Agradeço também por acompanhar o blog. Sempre que eu puder virei até o seu para acompanhar as novidades dos teus escritos, OK?

Te desejo muito sucesso nesta blogsfera e muita inspiração para fazer postagens cada vez melhore!

Kiso!
=*

http://garotapendurada.blogspot.com/

Ed Anjos disse...

eu axo isso tudo muito rápido e estranho.
que mudanças ocorram.

Anônimo disse...

como vc mesma disse: "um simples mortal". Não acredito que, apesar da frase mais repetida por ele - "yes, we can"-, o povo daquele país consiga mudar muita coisa. Já foi um avanço imenso ter quebrado as barreiras do preconceito. Não acredito qu vá muito além disso. Creio que as grandes mudanças serão de cunho econômico: salvar a economia americana. Talvez, um pouco mais "sutil" que Bush,ironicamente falando. Os EUA estão numa crise imensa e, antes de 'resolverem os problemas do mundo', terão que cuidar do próprio umbigo por um tempo. E isso, talvez, seja a grande mudança.
=**

Anônimo disse...

querida, veja o que fiz em meu blog......vcs merecem..............bjs

CAMILA de Araujo disse...

Concordo com você, o paraíso não virá, mas que seja um governo bem diferente do Bush,e eu acredito que será.

www.casadobesouro.blogspot.com

Tayane Sampaio disse...

Te premiei :)

disse...

Com certeza ele faz muitas promessas e deixa o povo, não só dos EUA, mas do mundo todo, com muita esperança, já que EUA é o centro de tudo. E vamos esperar e torcer que ele cumpra tudo isso, e como você disse, esperar por mudanças, mas não por um paraíso !

Obrigada por me acompanhar, já estou fazendo o mesmo ! ADOREI seu blog !
beijos ! :*

Anônimo disse...

Oi, Mandy!

É por isso que venho tratando o Obama como "Super Obama" nas minhas postagens. Já faz um tempinho que escrevi: grandes expectativas, às vezes, tornam-se grandes frustrações.

Mas se ele fizer um governo diferente do que foi o do Bush, já tá no lucro. Não esperemos muita coisa, também.

O "oba-oba Obama" ( eita!) é mais pelo simbolismo que o sujeito representa: negro, com sobrenome mçulmano, presidente de um país cujo racismo é muito forte ( sobretudo no interior dos EUA - a KKK ainda tá firme e forte por lá, mesmo que 'na miúda').

abs!!!

Priscila disse...

O cara já fez história pelo simples fato de ser um negro com sobrenome mulçumano eleito na terra do Tio Sam.
Com ou sem muitas mudanças os EUA esta conseguindo ressurgir como Fênix.. como toda grande potência acredito que os EUA estavam com seus anos "contados".. agora com Obama no comando digamos que o país ganhou mais alguns anos de soberania. Não to botando muita fé em grandes mudanças não.. como foi comentado aqui.. as maiores mudanças serão de cunho econômico.

Ah! Obrigada pelo comentário lá..
Gostei do seu blog, vou acompanhar tá?!
Até!
=]

Lobodomar disse...

Mandy, boa tarde!

Só o fato de acenar com a possibilidade do fim da guerra, já é hoje para o mundo um grande passo; pois os custos desse conflito têm sido pagos, também, por todos nós que nada temos a ver com isso.

Gostei do seu blog. Esses questionamentos são sempre importantes.


Grande abraço"

Unknown disse...

Te premieiii.
bjo gata! ;*

Anônimo disse...

Gostei muito do blog, parabéns;
estou acompanhando ...

Abraços Literários.
Marcos Miorinni

porentreletras
janelasetravessias
oficinadefragmentos

Francisco Castro disse...

Olá, as questões levantadas por você são bastante pertinentes e que devem ser respondidas por meio da ação prática do novo governo norte-americano.

Abraços

Francisco Castro

Anônimo disse...

Realmente nenhum ser humano pode ser Deus, por mais que tente. Mas isso não se deve à falta de vontade ou mesmo de habilidade, deve-se ao fato de que não se pode mudar o pensamento dos outros... a primeira coisa a ser vista em relação ao novo presidente (do mundo) dos EUA, é que ele é o presidente dos EUA... um pais que está numa crise! Saibam todos, ele não vai voltar os olhos para o mundo... por um simples motivo: o povo dele é lá, as demandas que chegam no escritório dele são principalmente do país dele. Espero sim que ele seja muito inteligente. Pois só com inteligência é possível mudar o mundo, mudando a si mesmos. E tomara que o mundo não fique esperando, e apenas culpando-os... a culpa é de todos, tanto por fazerem errado, como por não fazerem certo! Essa é minha opinião. Parabéns pelo post. Submeti o link ao fleex.com.br ok!